« Anterior | Principal | Próximo »

Um futuro mais verde

Categorias dos posts:

Iracema Sodre | 2008-09-11, 19:40

Viagens de Zeppelin, fazendas verticais, energia gerada pelo nosso próprio corpo. Essas são algumas das idéias de um projeto que busca visualizar a vida num futuro próximo com uma redução significativa das emissões de carbono.

O "Low Carbon Living 2022", criado pela ONG Forum for the Future, diz que para vivermos num mundo sustentável é preciso pensar em produtos e serviços que melhorem nossa qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzam as emissões de gases do efeito estufa.

Nesse clima é que eles acham que em menos de quinze anos podemos todos estar trabalhando e encontrando amigos sem sair de casa, através de um super vídeo link; andando num sistema de tráfego automatizado, que funciona no piloto-automático em esquema de comboio; vivendo em casas pré-fabricadas modulares, que se adaptam às necessidades dos moradores.

tomatoes2.jpg Algumas dessas idéias parecem coisas saídas dos Jetsons, aquele desenho animado da minha infância. Mas outras das sugestões já estão ganhando força, pelo menos por aqui.

Uma delas é a de as pessoas plantarem frutas e vegetais em casa, mesmo nas cidades grandes. Aqui em Londres, ter jardim em casa é algo muito valorizado e plantar os próprios legumes e ervas não é incomum. Eu mesma tenho uns tomatinhos no canteiro em frente à porta do apartamento.

Tem gente até indo mais longe e criando as próprias galinhas no quintal para garantir um suprimento barato de ovos e frango sem hormônios. É quase uma volta no tempo.

Mas quem não tem paciência de plantar e criar tudo o que come, pode sempre recorrer aos serviços que entregam produtos orgânicos, de fazendeiros locais, na porta da sua casa. Só é preciso desembolsar umas libras a mais...

ComentáriosDeixe seu comentário

  • 1. às 09:49 PM em 11 set 2008, Arnaldo B. Moschetto escreveu:

    Na verdade as pessoas, em todas as partes do mundo, estão redescobrindo o valor do natural.
    A NATUREZA é uma GRANDE MÃE extremamente generosa e provedora.
    Tudo que necessitamos para ter uma vida longa e saudável ela nos provê em profusão. Se der uma mãozinha, melhor ainda.
    Varias frutas amazônicas estão curando doenças onde os remédios quimicos estão fazendo estrago.

    ARNALDO B. MOSCHETTO

  • 2. às 11:00 PM em 11 set 2008, Vinicius Terranova escreveu:

    O que eu acho que vai acontecer é que os países mais desenvolvidoso conseguiram ter um ambiente sustentável enquanto que no caso dos países do Brasil onde a população esclarecida teremos um meio ambiente cada vez mais degradado. Moro na cidade de Imperatriz no Estado do Maranhão, e estamos na época do ano mais quente, mas contudo o que vemos é que as iniciativas aqui para um ambiente mais saudável são minímas. As pessoas estão mais preocupadas em consumir e ter status pelatus do que com o clima. Imperatriz é uma cidade quase sem árvores, e com um modelo urbano que só facilitar a formação de ilhas de calor. Conscietização?! É preciso que essa idéia seja disseminada aos quatros ventos. See u!!

  • 3. às 10:56 AM em 13 set 2008, Campos escreveu:

    Recomendo, com certeza.

BBC © 2014 A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.