« Anterior | Principal | Próximo »

Neve em Londres: transtorno para os pais

Categorias dos posts:

Maria Luisa Cavalcanti | 2010-01-08, 14:23

Como todo brasileiro, acho a neve uma coisa de outro planeta.

Ainda me lembro da minha primeira neve em Londres, em 2003, quando eu e minha colega Flávia Nogueira (hoje na redação da BBC Brasil em São Paulo, curtindo a vida a dezenas de graus acima de zero) aproveitamos a hora do almoço e fomos fazer guerrinha de bolas de neve.

Uma surpresa para mim, no entanto, foi descobrir que os britânicos, como nós, também se deslumbram com a neve. É que os invernos por aqui costumam ser pouco frios, se comparados com outros países da Europa e com a América do Norte.

criancas.jpg

Por isso mesmo, a Grã-Bretanha não se prepara para lidar com a neve. Os governos nacionais e locais dizem que não vale a pena investir em recursos como limpeza das calçadas, melhoria dos transportes e tal, porque quase nunca neva. Mas quando ela vem, tudo vira um caos.

A falta de transportes públicos, os bloqueios nas estradas, os acidentes, tudo isso tem sido tema de reportagens na BBC Brasil e aqui no London Talk.

Mas outro problema que tem afetado cada vez mais a mim e outros colegas da BBC Brasil aqui em Londres é o fechamento das escolas. Sim, porque agora a maioria das escolas simplesmente decidiu que não vai funcionar se houver neve e gelo.

Quem depende de deixar filho na escola para poder ir trabalhar tem de faltar ao trabalho. E quem tem filho pequeno que ainda frequenta a creche, como eu, também tem que se ajustar porque os funcionários da creche têm filhos na escola e têm de faltar ao trabalho. Uma corrente de "não posso ir porque não tenho onde deixar meu filho", entendeu?

O problema passou a atingir tanta gente que as escolas foram bastante criticadas nestes últimos dias. E, com a previsão de que estamos tendo apenas uma amostra do que será este inverno, a única coisa que deve esquentar por aqui será este debate: o que dá às escolas o direito de simplesmente fechar e deixar tanta gente na mão?

Pelo menos, nos fins de semana, dá para curtir o lado bom da neve. Guerreiros de bolinhas, me aguardem.

ComentáriosDeixe seu comentário

  • 1. às 10:45 PM em 08 jan 2010, Luan Henrique Nunes de Souza. escreveu:

    Eu sempre para imaginar como será um dia ou um momento de estar na neve! sempre penso nisto. Aqui em Belém-PA(faz calor) a temperatura mínima é de 23°C e de vez em quando ein. Admiro o povo britânico pela criatividade. Espero um dia nevar em Belém-PA, mas eu penso primeiro nos transtornos que poderá causar seriamente a população e cidade.

  • 2. às 04:21 AM em 09 jan 2010, Ed escreveu:

    Moro em Londres a apenas 3 meses e meio, e nem sabia disso. Acho a cobertura jornalística inglesa péssima. Sou Relações Públicas, e como profissional da área, minha opinião é que eles escondem muita notícia e também são fraquíssimos.

    Em Bermondsey, onde moro, tem uma escola. Todos os dias a criançada ta passando por aqui rs... ainda não notei a ausência das aulas por aqui, mas ficarei alerta. Realmente um absurdo uma cidade como Londres não estar preparada para a neve. E dizem que está só começando...

    Parabéns, visitarei mais vezes o London talk, muito por acaso cheguei até aqui. Viva o google.

    Abs.

BBC © 2014 A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.