Neve em Londres: transtorno para os pais
Como todo brasileiro, acho a neve uma coisa de outro planeta.
Ainda me lembro da minha primeira neve em Londres, em 2003, quando eu e minha colega Flávia Nogueira (hoje na redação da BBC Brasil em São Paulo, curtindo a vida a dezenas de graus acima de zero) aproveitamos a hora do almoço e fomos fazer guerrinha de bolas de neve.
Uma surpresa para mim, no entanto, foi descobrir que os britânicos, como nós, também se deslumbram com a neve. É que os invernos por aqui costumam ser pouco frios, se comparados com outros países da Europa e com a América do Norte.
Por isso mesmo, a Grã-Bretanha não se prepara para lidar com a neve. Os governos nacionais e locais dizem que não vale a pena investir em recursos como limpeza das calçadas, melhoria dos transportes e tal, porque quase nunca neva. Mas quando ela vem, tudo vira um caos.
A falta de transportes públicos, os bloqueios nas estradas, os acidentes, tudo isso tem sido tema de reportagens na BBC Brasil e aqui no London Talk.
Mas outro problema que tem afetado cada vez mais a mim e outros colegas da BBC Brasil aqui em Londres é o fechamento das escolas. Sim, porque agora a maioria das escolas simplesmente decidiu que não vai funcionar se houver neve e gelo.
Quem depende de deixar filho na escola para poder ir trabalhar tem de faltar ao trabalho. E quem tem filho pequeno que ainda frequenta a creche, como eu, também tem que se ajustar porque os funcionários da creche têm filhos na escola e têm de faltar ao trabalho. Uma corrente de "não posso ir porque não tenho onde deixar meu filho", entendeu?
O problema passou a atingir tanta gente que as escolas foram bastante criticadas nestes últimos dias. E, com a previsão de que estamos tendo apenas uma amostra do que será este inverno, a única coisa que deve esquentar por aqui será este debate: o que dá às escolas o direito de simplesmente fechar e deixar tanta gente na mão?
Pelo menos, nos fins de semana, dá para curtir o lado bom da neve. Guerreiros de bolinhas, me aguardem.
ComentáriosDeixe seu comentário
Eu sempre para imaginar como será um dia ou um momento de estar na neve! sempre penso nisto. Aqui em Belém-PA(faz calor) a temperatura mínima é de 23°C e de vez em quando ein. Admiro o povo britânico pela criatividade. Espero um dia nevar em Belém-PA, mas eu penso primeiro nos transtornos que poderá causar seriamente a população e cidade.
Moro em Londres a apenas 3 meses e meio, e nem sabia disso. Acho a cobertura jornalística inglesa péssima. Sou Relações Públicas, e como profissional da área, minha opinião é que eles escondem muita notícia e também são fraquíssimos.
Em Bermondsey, onde moro, tem uma escola. Todos os dias a criançada ta passando por aqui rs... ainda não notei a ausência das aulas por aqui, mas ficarei alerta. Realmente um absurdo uma cidade como Londres não estar preparada para a neve. E dizem que está só começando...
Parabéns, visitarei mais vezes o London talk, muito por acaso cheguei até aqui. Viva o google.
Abs.