Arquivo para maio 2009

Bom, bonito e de graça

Categorias dos posts:

Neli Pereira | 16:48, quarta-feira, 27 maio 2009

Comentários (2)

lixo.jpg Que tal acessar a internet, entrar em um site, escolher o seu próximo guarda roupa, celular ou carro, enviar um email e ir buscar no dia seguinte. Isso tudo sem tirar a carteira do bolso, dar o número de seu cartão de crédito ou gastar um tostão?

Parece bom demais pra ser verdade, mas não é. Ao chegar em Londres e ver todo o tipo de eletrônico, mobílias e roupas no lixo, jogados na rua e ainda com um aviso escrito "FUNCIONANDO" ou "POR FAVOR, PEGUE", fiquei abismada.

Depois, a cena virou rotina e tenho que confessar que usei durante muitos anos uma dessas televisões de 42 polegadas que encontrei num desses lixões. Sem contar a vez que encontrei 700 discos de vinil de 7", que ficaram novinhos depois de um bom banho na banheira.

Por isso, quando descobri que algumas pessoas, em vez de jogarem as coisas no lixo, colocam em sites da internet para trocar ou simplesmente doar o que não querem mais, não fiquei tão surpresa, apesar de ter achado a ideia genial.

Um desses sites é o gumtree, que tem versões locais em diversas cidades além de Londres. Ali dá pra encontrar casas para alugar, coisas para vender, vagas de emprego e até os músicos que faltam para montar uma banda. Mas é na seção Freebies (Brindes, em tradução livre) que dá para escolher as coisas de graça. Hoje, por exemplo, as ofertas incluem um corte de cabelo, um colchão de casal, dois monitores de computador, uma impressora com cartuchos, entre outras coisas.

Outra opção para quem está disposto a procurar coisas de graça pela internet é o site freecycle. A diferença é que neste você pode procurar as coisas por bairro, o que facilita na hora de buscar o que você escolheu. Recentemente, uma amiga pegou um armário que custava, novo, cerca de 700 libras (R$2,1 mil) na loja.

Em época de crise, a ideia de encontrar coisas úteis e de qualidade de graça já é muito inteligente. Se além disso, você levar em consideração que quem está doando também está reciclando e não jogando fora o que não quer mais, a ideia fica ainda melhor.

Eu estou usando e abusando dos freebies e ainda economizando um bom troco. Assim como a ideia, reciclo aqui a dica, pra quem quiser seguir.

A outra Londres

Categorias dos posts:

Neli Pereira | 16:55, segunda-feira, 18 maio 2009

Comentários (6)

epping_206.jpg Antes de vir para Londres cogitei fazer um mestrado na cidade de Nottingham. Uma das coisas que todo mundo falava quando eu comentava a probabilidade de morar lá era a tal da "floresta do Robin Hood".

O famoso inglês que roubava dos ricos para dar aos pobres vivia, diz a lenda, na Sherwood Forest, pertinho da cidade.

Depois de cinco anos por aqui, não cheguei a visitar a floresta de Robin e também não encontrei nenhum personagem parecido aqui na capital. Mas descobri, aliviada, que Londres abriga, além de parques maravilhosos, florestas, com ou sem lendas.

Farta da vida urbana, de férias e em Londres, conversei com um amigo interessado em acampamentos e caminhadas e ele me convidou para passar um domingo em Epping Forest. Soava como uma ótima pedida para escapar da selva de pedras e cheirar um pouco de mato, pra variar.

Pela primeira vez na vida cheguei a uma floresta de metrô. Central Line até Epping. De lá, uma caminhada de dez minutos até um campo de críquete e logo atrás começa a trilha para a floresta.

A floresta é imensa, possui áreas de conservação, lagos e até um camping bem ajeitado. Passamos cinco horas andando e vimos apenas uma pequena parte, mas já foi o suficiente para respirar ar puro e fugir da correria da cidade.

Na mesma semana, ainda curti uma caminhada no Parkland Walk, que acompanha uma antiga linha de trem já desativada e começa em Finsbury Park e vai até Alexandra Palace, passando por um bosque, o Highgate Wood.

Uma semana de caminhadas, sol e uma Londres um pouco menos cosmopolita me fizeram um bem danado. Fica aqui a dica para quem, assim como eu, anda precisando ficar mais perto da natureza e olhar a cidade com outros olhos.

E você, conhece alguma floresta ou caminhada bacana aqui em Londres? O que faz quando quer escapar da cidade?

BBC © 2014 A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.