Wimbledon, informal e a cores

Um fundo lilás e uniformes multicoloridos - algo que não se vê com frequência nas quadras de Wimbledon (Foto: AFP)
Wimbledon está diferente - mais informal e mais colorido. E a culpa é da Olimpíada.
O All England Club, que sedia o torneio de Wimbledon, é em geral conservador, pouco dado a rompantes de torcidas e exigente com a roupa de seus tenistas: desde 1877, quando começou a competição mais prestigiosa de tênis, a ordem é jogar vestindo uniformes brancos, ou predominantemente brancos.
Mas uma exceção foi aberta para a competição de tênis da Olimpíada, que está sendo disputada em Wimbledon. Assim, as quadras austeras ganharam os adesivos e cartazes lilazes de "London 2012", e os tenistas estão usando cores - muitas cores! - nas disputas, diante de mais gritos de torcida do que o comum.
"É definitivamente estranho e diferente", disse à imprensa a tenista americana Serena Williams, vencedora de Wimbledon em 2012, poucos dias antes da Olimpíada.
"A principal diferença é a torcida. Em geral Wimbledon é muito quieto, você não ouve muita conversa. Mas (na Olimpíada) sim. É empolgante. Você vê os torcedores e suas bandeiras, é ótimo. Não esperava essa atmosfera."
Já ouvi alguns ingleses amantes de Wimbledon um pouco contrariados com a informalidade das quadras durante a Olimpíada, mas os organizadores esperam que as pessoas entrem no clima.
"O visual será o visual dos Jogos Olímpicos. Será um Wimbledon especial", disse à Associated Press o presidente da Federação Internacional de Tênis, Francesco Ricci Bitti. "Algumas pessoas podem não gostar, mas acho que a maioria gostará. Será memorável."