http://www.bbcparaafrica.com

02 Março, 2011 - Publicado às 16:33 GMT

Análise, debate e opinião em Perspectiva

Acompanhe aqui o debate, o comentário e a análise sobre alguns dos principais temas da actualidade que a BBC para África conduziu ao longo dos anos com um painel variado de convidados especiais.

Chissano recebe prémio de 'liderança africana'

O ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano foi laureado em 2008 com o prémio Mo Ibrahim, no valor de 5 milhões de dólares, pelo seu papel na pacificação e reconciliação de Moçambique. O prémio, na altura na sua 1ª edição, pretendia distinguir a boa governação em África. A BBC entrevistou-o.

Clique aqui para ouvir o programa

O Paradigma da Amazónia

O Plano Amazónia Sustentável estabelece metas ambiciosas e controversas para o desenvolvimento de infraestruturas naquele frágil ecossistema. O objectivo é tentar que a floresta tropical "valha mais de pé do que sendo abatida". A BBC para África foi à Amazónia conhecer os vários ângulos deste debate.

Clique aqui para ouvir o programa

O impasse do clima em Copenhaga

Mais de 120 chefes de estado e de governo tentaram, sem sucesso, encontrar um acordo vinculativo em matéria de alterações climáticas na grande cimeira da ONU sobre o clima, em Dezembro de 2009, em Copenhaga. Será ainda possível chegar a um consenso entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento?

Clique aqui para ouvir o programa

Devemos proteger as línguas em extinção?

Como fazer vingar a língua de um povo? E como salvar as línguas que estão a morrer? Aproximadamente metade das cerca de 7 mil línguas conhecidas no mundo correm o risco de desaparecer. Como evitar que estas línguas se extingam? Através do registo, da instrução, de incentivos políticos ou alfabetos?

Clique aqui para ouvir o programa

Há 'bons' golpes de estado?

As reacções internacionais ao golpe de Estado no Níger em Fevereiro de 2010 foram praticamente mudas e muitos nigerinos parecem até apoiar a acção dos militares. À luz dos golpes de Estado ocorridos nos meses precedentes, vale a pena perguntar: Será que os golpes de Estado ajudam a encarrilar processos democráticos? Será que há bons golpes de Estado?

Clique aqui para ouvir o programa

A RD do Congo e as independências africanas

Em cinco décadas a Republica Democrática do Congo teve apenas 4 presidentes, e só dois democráticamente eleitos. Mobutu e Kabila reflectem para muitos o dilema congolês da ditadura e independência. Muitos apelaram ao boicote às celebrações do jubileu do Congo independente numa jornada dia que deveria ser, no seu entender, de reflexão sobre um futuro melhor.

Clique aqui para ouvir o programa

Wikileaks e os arquivos secretos da guerra afegã

O conflito com os talibãs no Afeganistão e Paquistão parece cada vez mais complicado e a situação mais complexa para as potências ocidentais envolvidas no conflito. A fuga de informações, publicadas pelo site Wikileaks, veio trazer maior exposição a esse conflito e muitas denúncias relativamente à morte de civis no Paquistão. Mas será que trouxe informações novas? Que se passa afinal naquela região?

Clique aqui para ouvir o programa

O impacto da independência do Sul do Sudão em África

O povo do Sul do Sudão votou num referendo a favor da independência e do corte de laços com Cartum, dando origem ao 54º estado africano. Qual o impacto que o exemplo do Sul do Sudão poderá ter na unidade do continente africano?

Clique aqui para ouvir o programa

Uma nova ordem no mundo árabe?

Está a ordem do mundo árabe, desde o norte de África ao Golfo Pérsico, destinada a ruir irreversivelmente face ao descontentamento popular de que a Tunísia foi o rastilho e o Egipto e a Líbia, a explosão de momento? Será possível garantir a estabilidade interna destes países sem o recurso à ditadura ou exercício altamente militarizado do poder?

Clique aqui para ouvir o programa

Os preços dos alimentos e a instabilidade social

A inflacção alimentar atingiu um novo recorde histórico, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, FAO, provocando protestos na Tunísia, Egipto, Jordânia e outros países árabes. Quais as causas dos altos preços dos alimentos? Quais as soluções para este problema?

Clique aqui para ouvir o programa