Mercado prevê inflação de 4,99% em 2010
Pela sétima semana consecutiva, os analistas de mercado consultados pelo boletim Focus, do Banco Central, aumentaram suas projeções para a inflação neste ano, prevendo que ela deve fechar 2010 quase meio ponto percentual acima do centro da meta do governo, que é de 4,5%.
De acordo com o Focus, os analistas preveem que o IPCA, índice oficial de inflação, deve chegar em 4,99% no final deste ano, em um crescimento em relação às previsões da última semana, que projetavam que o índice fecharia em 4,91%.
A divulgação pelo IBGE dos números do IPCA de fevereiro parece ter influenciado os analistas. Segundo o instituto, o índice de inflação oficial teve no mês passado sua maior alta desde maio de 2008.
O aumento nas projeções de inflação leva muitos analistas a preverem que o Comitê de Política Monetária do Banco Central venha aumentar em algum momento a taxa básica de juros - que atualmente está em 8,75% -, como uma forma de conter as pressões inflacionárias.
O aumento poderia acontecer já na próxima reunião do Copom, marcada para os dias 16 e 17 de março.
Segundo o Focus, os analistas do mercado preveem que a Selic feche o ano em 11,25%, projeção que é mantida também há sete semanas.
Os analistas consultados também mantiveram em 5,50% a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano.