« Anterior | Principal | Próximo »

Vendas no varejo crescem 5,9% em 2009

Caio Quero | 2010-02-23, 11:23

A melhora no poder de compra da população após a crise econômica, a oferta de crédito e as desonerações implementadas pelo governo para estimular o consumo fizeram com que o volume de vendas no varejo registrasse em 2009 um crescimento de 5,9%, de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira.

Apesar do resultado positivo, o aumento ficou abaixo do registrado em 2008, quando o crescimento no volume de vendas em relação ao ano anterior foi de 9,1%, apesar da crise que atingiu o país nos últimos meses.

Quando a comparação é feita entre os meses de dezembro e novembro, o último mês de 2009 apresentou uma redução de 0,4% no volume de vendas no varejo, o que, segundo o IBGE, seria uma "acomodação no setor", após sete meses de resultados positivos.

Em relação a dezembro de 2008, quando a crise já atingia o país com força, o volume de vendas em dezembro do ano passado apresentou um aumento de 9,1%.

O setor que teve maior impacto no resultado global de 2009 foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve aumento no volume de vendas de 8,3% em relação ao ano anterior. 

Já o setor de móveis e eletrodomésticos apresentou um crescimento de 2,1% no volume de vendas, impulsionado pelo aumento no crédito e pela redução no IPI da linha branca.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    BBC © 2014 A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.