Indústria se recupera, mas não retoma patamares pré-crise
Apesar de ter apresentado uma recuperação no final do ano passado, a indústria brasileira não conseguiu superar os efeitos da crise econômica sobre seu desempenho, o que fez com os resultados acumulados de 2009 permanecessem negativos em relação ao ano anterior.
Dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira apontam que o faturamento da indústria de transformação em 2009 registrou uma queda de 4,3% em relação ao ano anterior.
Este foi o primeiro recuo verificado desde que a pesquisa foi iniciada, em 2003. Além disso, na média do ano passado frente à média de 2008, o emprego na indústria apresentou uma queda de 3,1% e a massa salarial se reduziu em 1,5%.
O índice de utilização da capacidade instalada (UCI) também não conseguiu superar o nível pré-crise, fechando 2009 como uma queda de 2,8 pontos percentuais em relação a 2008.
Recuperação
Apesar dos resultados negativos no acumulado do ano, os dados referentes a dezembro apontam que a indústria está passando um processo de forte reaquecimento.
Levando-se em conta os dados livres de influências sazonais, o faturamento da indústria em dezembro cresceu 3,5% em relação a novembro.
Com o resultado, o faturamento real de dezembro supera em 0,2% o patamar de setembro de 2008, quando teve início a crise econômica.
Ainda segundo a CNI, o emprego na indústria no último mês de dezembro registrou um crescimento de 0,4% em relação a novembro, no primeiro aumento para este mês desde o início da séria histórica.Este foi o sexto mês consecutivo de crescimento do indicador.